Anunciação
- brunagflausino61
- 15 de abr. de 2021
- 6 min de leitura
Estando o Arcanjo Gabriel na presença da Virgenzinha, saudou-a:
- Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
A nova Eva perturbou-se com essas palavras, os mistérios de Deus vão além do que podemos compreender.
- Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Oh! Deus amado, quão grande é o seu amor, cumpriste a tua promessa e nos enviou o tão esperado Messias.
A Virgenzinha fez uma única pergunta ao anjo, antes do tão esperado sim:
- Como se dará isso se não conheço homem algum?
O anjo lhe explicou como isso se sucederia:
- O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
És o Deus no impossível! Nada detém o poder de sua mão forte, tu para ti é possível, não cansas de realizar prodígios e conceder bênçãos e milagres portentosos.
A Virgenzinha respondeu o tão esperado sim, com uma profunda humildade, sem saber o que ia acontecer, somente confiou, sabendo da sua pequenez diante da grandiosidade de Deus, se colocou a serviço, dizendo:
- Eis aqui a escrava do Senhor, faça- se em mim segundo a Tua Palavra.
A Virgenzinha me deu esse exemplo de abandono em vossas mãos, se colocou a serviço, se fez escrava da vossa vontade.
- Quantas vezes quis eu tomar as rédeas de meu cavalo? Consegui eu chegar em algum lugar se não sou boa em montaria?
Certamente não, chegou a hora de devolver as rédeas de meu cavalo aquele que sabe como cavalgar.
Quero pedir-Vos que me ajude a servi-lo com humildade, a verdadeira humildade, reconhecendo sou instrumento de Vossa Vontade.
Ó, meu Senhor, como eu poderia duvidar do teu amor? Pois no seio da Virgem Maria enviou o teu único filho para habitar no meio do teu povo, e hoje Ele se faz presente em meu coração por meio do sacramento da eucaristia.
- Estou eu cuidando do lugar onde meu Deus vem habitar?
Como poderia não ter confiança em Vós enquanto tudo que o que faz é provar a cada dia o quanto me ama e que mesmo com minhas infidelidades é misericordioso e continuas a salvar-me de mim.
Faça-me reconhecer a Sua voz e me colocar a teu serviço, a ser humilde ao reconhecer o meu nada, a amar as minhas misérias para que o Senhor seja exaltado como diz São Francisco de Sales.
Me ajude a ter fortaleza para que o meu medo não me afaste da Tua vontade, e que assim seja, como o exemplo da Virgenzinha Santíssima a ser obediente a Sua vontade.
O Senhor mostra a Tua fidelidade para com Teu povo ao enviar o Arcanjo Gabriel com esta missão tão nobre de fazer o anúncio a Maria sobre a vinda do Messias o Salvador. Tua fidelidade é grande Senhor, pois não desamparastes o Teu povo que esperava no Senhor a Sua salvação. Virgencita, a senhora que fostes fiel a Deus respondendo ao chamado de Deus, ajudai-me a responder ao chamado de meu Deus através do teu exemplo.
Ó Senhor, bondoso em escolher a Virgenzinha, em prepara-la, molda-la para importante missão, que manifesta o Teu poder ao se encarnar pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgencita. O Senhor que faz todo o impossível, aquilo que não imaginaria ter solução, o Senhor faz porque é todo poderoso, toda honra e toda glória seja dada a ti.
Ó Messias esperado vale muito mais que os perfumes mais cheirosos e caros de todo o mundo (Jo 12,3), como Maria que perfumou os seus pés com os perfumes de nardo, o perfume caro, me ensina a oferecer o meu tudo a ti, que enfrente os sacrifícios que forem necessários para te seguir.
A Virgenzinha arriscou tudo dando o teu sim e o Senhor não a desamparou, ela cuidou de Deus Filho e Deus Pai cuidou de toda a família de Nazaré.
Ajudai-me a oferecer tudo a ti, deixar todo o pecado, vícios e mas inclinações para trás, e dar o meu sim a ti sempre que me solicitar, a perfumar os Teus pés com doses de amor.
A Sua salvação se aproxima (Is 51,5), a Sua libertação se aproxima (Is 51,14), com este anúncio do anjo e o sim da Virgencita, o Teu poder novamente se manifesta.
Cântico da alma alcançada:
Ó Senhor, dai-me a Tua Salvação, abra o meu coração, prepare-o assim como preparou a Virgenzinha para assumir a missão de ser mãe de Deus Filho, para que eu possa assumir minha missão e vocação, prepara-me para perceber que o bem mais precioso que sois vós, é o Senhor que está em nosso meio, Aleluia!
O Senhor me livrou e não esqueceu de mim, Aleluia! Quando acolho o Teu Filho em meu coração é a ti que estou acolhendo, Aleluia Senhor!
Quão poderoso é o Senhor, pois este é o anuncio da Tua paz se encarnou no seio da Virgencita. O verbo se fez carne, Aleluia Senhor!
As ilhas esperam por mim e colocam em meu braço a sua esperança- diz o profeta- e me mostra Senhor que quem espera em ti é atendido, quem tem esperança em Teu poder não fica desamparado, Aleluia Senhor!
Não deixastes teu povo desamparado, porque cumpristes o que prometeu:
- Uma virgem, conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus- Conosco’ (Is 7, 14).
Quem espera em Ti, jamais é decepcionado, pois é fiel e cumpre suas promessas.
Assim como disse ao profeta Habacuc:
- (...) se tardar, espera-a, porque ela se realizará com certeza e não falhará (Hb 2, 3).
" Dentre todas rosas, Deus escolheu a Virgenzinha, a cuidou, protegeu de nutriu. A Virgenzinha desenvolveu esse carinho escolhendo Deus e fazer Sua Vontade, fazendo do seu coração o seu jardim secreto e devolvendo esta graça especial cuidando, protegendo e nutrindo Jesus".
A Virgenzinha deu a liberdade para que o Espírito Santo agisse, mesmo com os possíveis obstáculos que poderia encontrar, não hesitou nem recuou, mas deu a liberdade para que o Senhor fosse gerado em seu Ventre.
“ Às vezes o Senhor necessita do meu sim para operar suas maravilhas, e quando respondo sim ao Teu chamado, vejo quão simples e poderoso és”.
O Senhor se fez humilde, encarnando-se no seio da Virgenzinha, fazendo-se criança, pequeno, mas és o maior no reino dos céus, pois a santidade é esconder-se, é esquecer-se.
Santo é o Senhor, Deus do universo, louvado seja Seu Santo nome para sempre.
Ó Senhor, sou tua ovelhinha, mas me faço vossa escrava, a fim de propagar a boa nova a todas as Criaturas, que sejas instrumento de vossas mãos.
Me desapego das minhas vontades, para cumprir unicamente à vossa vontade.
A Virgenzinha se abandonou em sua divina providência com humildade, reconhecendo sua pequenez e a vossa grandeza, ela não sabia como seria a partir daquele momento, porém confiou na vossa vontade e bondade.
Perceber inúmeras vezes que vens a meu encontro e não te ouço, pois tenho dificuldade de compreender a tua voz.
- Por que não vos escuto se sei que estas a falar? Por que não compreendo se estas a me chamar?
Ensina-me, pois, a ouvir a tua voz, a discernir o que me fala, pois quero de coração cumprir aquilo que me pedis.
A Virgenzinha foi o primeiro sacrário do pão vivo descido do céu, sacrificou sua vida para cumprir vossa vontade, enquanto o Senhor realizava aquilo que era impossível aos olhos humanos, como sempre faz.
O doce sim da Virgenzinha, que abriu seu coração para ti, se colocando ao seu serviço, foi como já disse uma grande demonstração de humildade.
Perguntei a minha alma:
- Oh minha alma, porque tardas em escutar o Mestre, estou aqui para dar o meu sim, mas não consigo entende-lo, por que tardas oh alma minha?
Não vês que ele está a me esperar? Tanto esperas e não consigo escuta-lo, estou surda.
A situação de Israel era a escravidão tanto dos homens quanto do pecado, mas com o sim da virgem essa situação começa a ser mudada.
Oh minha alma, quantas situações podem ser mudadas com o meu sim, poderei ser finalmente aquilo que Deus espera.
O que fazer agora minha alma? Quero escuta-lo, quero entende-lo.
Respondeu-me a minha alma:
- Tens que silenciar o teu coração para escutar a voz do Pastos, tanto falas, tanto ouves os barulhos do mundo e não paras para escutar a voz de Deus. Silencie teu coração e poderás compreender o que o teu Mestre lhe pede, e, por conseguinte, dar o tão esperado sim, que tanto você, quanto o teu Mestre aguardam.
Não tenhas pressa, antes age com paciência para alcançares os afetos e resoluções que o Senhor lhe ensinar.
Cântico da escravidão:
Oh minha alma, desesperada em apontar-se e assumir a direção, aquele que tudo sabe e conhece pode lhe dar a instrução e não estas a percebe-lo.
Eis que está a porta, abri para que entre, não queira ter o controle de tudo, mas se torne escrava de tudo (História de uma alma, Santa Terezinha).
Onde estas criador? Quero te escutar!
Minha alma não consegue compreender que estas a bater.
Será que há mais humano em mim do que o espiritual?
Sou livre, mas escrava de ti.
Entrego em tuas mãos tudo pois de nada sou capaz.
Agora pode me instruir e prosseguir a longa jornada a liberdade, mas escravidão por amor.

Comentários